Bera/Peate (Audiometria de tronco cerebral)
O que é?
É um exame indolor, não invasivo e não depende da resposta do paciente
tem como objetivos principais identificar as alterações no nervo auditivo até o tronco encefálico, além de estimar o limiar auditivo eletrofisiológico
Indicado para todas as idades, mas principalmente para avaliar a audição de recém nascidos e crianças pequenas
Pode ser solicitado para pacientes que não conseguem realizar a audiometria (convencional ou infantil), nos casos de zumbido, perdas auditivas assimétricas, simuladores e pessoas em investigação de neurinoma do VIII par que não podem realizar a ressonância magnética, entre outros
Quais os tipos de BERA/ PEATE?
BERA/ PEATE triagem: É um exame de triagem, indicado para recém-nascidos que apresentam algum indicador de risco para deficiência auditiva ou falha no teste da orelhinha.
BERA/PEATE Neurodiagnóstico/ com pesquisa de integridade de vias auditivas: Indicado para avaliar a integridade da via auditiva, fornece informações da atividade eletrofisiológica do sistema auditivo até o tronco encefálico. Não determina o tipo, grau e configuração da perda auditiva.
BERA/ PEATE com pesquisa de limiar eletrofisiológico: Indicado para estimar o limiar eletrofisiológico por frequência (Hz), sendo possível obter um audiograma eletrofisiológico. Através deste exame é possível determinar o tipo, grau e a configuração da perda auditiva, caso exista, realizando o diagnóstico diferencial de alterações auditivas.
Estado Estável: também fornece limiar eletrofisiológico por frequência (Hz) em forma de audiograma eletrofisiológico. Estima qual o tipo, grau e configuração da perda auditiva, caso exista. Pode-se pesquisar as quatro frequências, em ambas orelhas simultaneamente.
Como é feito?
No momento do teste, não pode haver nenhum movimento que interfira na resposta elétrica e, consequentemente na interpretação correta dos resultados, por isso o paciente fica deitado em uma maca durante o exame e deve estar relaxado. No caso dos bebês é necessário que durmam durante o exame. Em alguns casos é necessário a sedação (realizados apenas em hospitais).
Limpamos a pele e colocamos eletrodos de superfície no rosto do paciente. Utilizamos fones de ouvido específicos para transmitir o estímulo acústico.
A resposta auditiva aparece na forma de gráficos que aparecem no computador e são analisados pelo examinador.
Na Otoface, realizamos o PEATE sem sedação. No caso das crianças é feito sob sono natural e são necessárias algumas orientações aos responsáveis antes do agendamento para que seja possível realizá-lo . No caso dos adultos é possível realizar com o paciente relaxado.
Em alguns casos de crianças maiores de 1 ano ou que não durmam para a realização do exame é necessário realizar o PEATE sob sedação, em ambiente hospitalar.
Qual a duração do exame?
PEATE triagem: cerca de 20 minutos
PEATE frequência específica/ Estado estável/ pesquisa de limiar eletrofisiológico: mínimo 1 hora
Pode ser feito a partir de qual idade?
Pode ser feito em pacientes de qualquer idade, inclusive recém nascidos (exceto o BERA TRIAGEM- apenas recém nascidos)
É necessário algum preparo?
Não realizamos sedação ou utilizamos anestésicos para a realização do exame
É necessário que o paciente fique relaxado ou durma no caso dos bebês
Não é necessário jejum e o paciente podem tomar seus medicamentos de uso contínuo
No caso de bebês é sugerido amamentar antes do exame para estimular o sono. Orienta-se evitar deixar a criança dormir no caminho até o consultório, para que chegue cansada e durma profundamente.
No caso das crianças maiores, é necessário que a rotina do dia anterior seja alterada, pois a criança deve estar mais cansada que de costume, deve-se colocá-la para dormir mais tarde e acordá-la mais cedo do que de costume
